sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Muda



Foi uma experiência muito bacana. No meio do congresso e sem aviso prévio apareceram três pessoas portadoras de deficiência (PPDs): um maneta, uma cega e uma muda. Muitos foram os olhares de confusão que não entendiam o porquê daquilo tudo. Mas, é isso mesmo, nem sempre se sabe porque as pessoas estão assim.

Éramos três pessoas com necessidades especiais vivendo a vida normalmente, experimentando as possibilidades de comunicação e movimentação, observando os olhares alheios e procurando responder as perguntas. Éramos três pessoas que se ajudavam mutuamente.



Pra mim, foi interessante entender um pouquinho quais as dificuldades dos PPDs. As pessoas não conversavam comigo, acho que por não saberem como o fazer. Parece que falta um pouco de interesse das pessoas em aprender a se comunicar quando existe uma barreira. Não sei se por medo ou por preguiça... ou por alguma outra coisa.

E se fosse de verdade, se as pessoas não soubessem que era apenas uma intervenção, seria diferente?

Um comentário:

Josias disse...

Caramba a experiência foi o máximo!

sabe, quando vi os três fiquei pasmo...

aí tentava me comunicar a tal, aí percebi que tava falando devagar a gesticulando pra falar com a ruiva... mas ela era muda e não surda ahsuahsh

foi Demais,,, e valeu pra lembrar sobre as pessoas com deficiência sim pq as vezes nem damos atenção a isto,
tu viu que tinha alguém "traduzindo" as palestras e a letra das músicas em linguagem de sinais lá ?


Rach, PARABÉNS!