quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Transporte público (de novo)

Ontem, tive uma manhã incomum. Além de ter dormido menos que o normal, precisei acordar mais cedo. Até aí, tudo tranqüilo (e o sono pegando). Desci do trem, como sempre e fui até a parada de ônibus. A fila já estava razoável. Vá lá, já teve dias piores. Beeeeem piores. Decidi me perder nos meus pensamentos ouvindo Beatles. Solzinho da manhã batendo, a galera esperando os ônibus e... “hum, aquela mulher parece estar reclamando de alguma coisa”. Tirei um dos fones. Era sobre a demora do ônibus. “Realmente, já estou esperando aqui há um bom tempo.”

A fila atrás de mim já tinha aumentado consideravelmente e nada do ônibus. A mulher, indignada, falava com os outros passageiros em potencial: “eles dizem que a gente não reclama! Ta tudo bom!”, comunicava. “Mas, quando a gente liga, fica na espera um tempão”, argumentava. E assim, repetia estas informações para quem quisesse ouvir.
Como me compete minha calma, não respondi, mas fiquei pensando naquilo. Não é a primeira vez que aquela linha atrasa, estraga, nos deixa na mão. “Seria eu omissiva?” Segundo o funcionário da empresa, está tudo bem porque ninguém reclama. Se as pessoas reclamassem, eles teriam que resolver o problema. Pensei, então, que também era minha culpa o atraso do ônibus.

Peraí! Tem alguma coisa errada, não?

Primeiro, a falta de reclamação não significa que tudo esteja bem. As pessoas não reclamam de todas as lojas que não gostam. Simplesmente, param de freqüentar. Claro que, neste caso, não temos muitas opções: ou pegamos esta linha, ou outra. Afinal, precisamos trabalhar.

Segundo, e, talvez, mais importante: se a empresa se propõe a oferecer ônibus em tais horários, é sua responsabilidade cumprir estes horários. Por que temos que reclamar pra que isso aconteça? Por que temos que pedir que ela cumpra sua obrigação?
Depois de 25 minutos esperando (felizmente, não chovia. Porque se chovesse, além de atrasada, chegaria molhada), o ônibus chegou e levou aquela gente pro trabalho. Ainda rolaram uns boatos de que a Av. Dique estaria fechada novamente pra mudança das famílias (mas, isto é assunto pra outro post). Não estava. Ainda bem, senão teria me atrasado mais do que meia hora para o serviço.

Então, não está tudo bem. Nem pra mim, nem na empresa. Se a Volkswagen ficasse esperando as reclamações dos clientes para cumprir o que se dispõe a oferecer, talvez não tivesse mais clientes. É preciso estar à frente das reclamações. Se não, outra empresa leva os clientes.

Assim, vejo uma solução para o problema dos ônibus: autorizar outra empresa a oferecer o serviço na cidade. Talvez com a concorrência fazendo as mesmas linhas, eles seriam obrigados a melhorar o serviço e, talvez, até diminuir o preço da passagem (tomara!).

Não acho uma boa solução, porque trata dos sintomas e não das causas. Mas, o problema real me parece tão mais complexo e profundo que me desanima perceber que pode não haver solução.

3 comentários:

Viko disse...

o problema é que as pessoas não vão atrás mesmo.

mas não se trata mesmo só de reclamações

imagino q tudo q tu falou se trata em poa neh?
em porto alegre o intervalo máximo entre os ônibus é 25 minutos (no papel, claro). exceto depois das 20, 21h (nao lembro direito) e nos fins de semanas que aumenta.
Daí tem o problema do congestionamento. não é nem desculpa deles isso as vezes.
e uma coisa que tem pra evitar a demora e garantir o serviço esperado, são os transponders q tem nos onibus, que identificam na central hora e local q eles passaram em certos pontos.
isso é tipo uma corda no pescoço dos motoristas, por isso q as vezes eles nem param, pra cumprir o horario. e o outro problema são os custos das empresas mesmo. poa é um dos unicos lugares no brasil q o transporte urbano não é subsidiado. mas é muita coisa embutida. dae q q eles fazem? uma linha não é economicamente atrativa dae vai ter menos onibus, e dependendo do horario.. puuf...

eu to sofrendo com o B09, q passa ali na dique tb, depois da aula que to dando. duas alunas minhas moram lá na vila dique e disseram q depois das 22 nem passa mais onibus. e a gente fica morgando na parada :( já cansei de liberar todo mundo tipo 9 e 5. e chegar na parada e termos que esperar até 9 e 55 pra passar o dito cujo.

acho q a passagem não espanta muito as pessoas... mas o serviço. e a facilidade de conseguir um carro ou uma moto. dae isso aumenta os congestionamentos. o q tinha que fazer era não so autorizar mais empresas (dependendo da cidade) mas atrair mais as pessoas pro transporte publico. o problema é q.. isso não é economicamente atraente =/ existe uma certa pressão por parte de umas certas empresas por ae.
vale mais vender gasolina pra 3000 carros do que diesel pra 30 onibus =/
tb nem vo comentar de quando depredam onibus (tipo o B09 q eu tava uma vez tarde da noite)dae as vezes eles tiram a linha de circulação. ou então, linhas que são muito longas e a maior parte da viagem elas tem 2 passageiros. ou tb o fato do centros terem mais moradores com maior poder aquisitivo, do que aqueles que moram longe.


desculpa o tamanho do texto rach!!!
acabei escrevendo uma dissertação huahahaha xD

Raquel disse...

Gostei, Viko.

É um conjunto de coisas que acontecem. Por isso (e por outras coisas) eu disse que o problema real me parece mais complexo e me dá um desânimo.

Eu só não acho que a gente tenha que cobrar pra eles fazerem o trabalho que se propõe. Eu sei que acontecem problemas como engarrafamento, bloqueio de ruas, problemas técnicos etc., mas se isso acontece todo dia, tem que se fazer alguma coisa.

Quinta-feira o ônibus saiu no horário. Depois de 4 semanas pelo menos saindo atrasado.

Capitalismo selvagem.

Acho que o transporte público tinha que ser melhorado pra que as pessoas usem mais. Eu, particularmente, prefiro pegar trem e ônibus pra trabalhar do que me estressar no trânsito e pagar um absurdo em estacionamento.

Viu? Já fiquei desanimada de novo.
Isso que eu acho o transporte público em Porto Alegre bem bom. Porque em Canoas é bem pior.

Tem muito pano pra manga nesse assunto.

beijos

Dagmar disse...

Oi Linda,
tem um super desafio para vc lá no blog http://amigosdomaniacolorida.blogspot.com/
beijão
Dagui