sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Os males do calor

Era uma quarta-feira ensolarada e quente na capital gaúcha. Esta que vos escreve passeava tranquilamente pela cidade e decidiu caminhar pela Usina do Gasômetro. Sabendo de suas responsabilidades acadêmicas, sentou-se em um banco debaixo de uma árvore e saboreou um livro de José Lutzemberger.
Bem, como já disse, era uma tarde quente, e os pequenos animais adora tardes quentes (e bancos de praças). Como era de se esperar, logo uma pequena formiga subiu no livro (ainda não sei exatamente como eu não percebi antes, se o livro estava em minhas mãos). Pacientemente, transportei a amiguinha de volta ao seu habitat, neste caso, o banco, e segui a instigante aventura literária.
Como não poderia ser diferente, logo mais, aparece em minha mochila, ao meu lado, uma pequena aranha vermelha e ATERRORIZANTE!! Mas, eu estava bem armada com o livro de capa dura da biblioteca. Passei os instantes seguintes à caça do monstro. Nem preciso dizer que as pessoas ficaram me olhando e eu não consegui mais sentar naquele banco. Decidi ir embora. Naquela noite, sonhei com aranhas.

*******************************

Mais tarde, fiquei pensando por que esse medo incontrolável de um bichinho tão pequeno (e, ao mesmo tempo, com tantas patas). Cara, ele é milhares de vezes menor do que eu e ainda assim, mesmo sabendo que está fugindo de mim (que teimo em ser sua assassina), não consigo ficar no mesmo banco e, menos ainda, manter a calma.
Óbvio, fui pesquisar. Encontrei algumas coisas interessantes sobre fobia. Fobia é definida como um medo excessivo de alguma coisa. Não é um medinho comum, é um medão descontrolado.
Achei também algumas fobias bizarras, como a Luposlipafobia, que é o medo de ser perseguido por um lobo cinzento ao redor da mesa da cozinha enquanto está ventindo meia no chão recém encerado. Óbvio que é inventada, foi um tal de Gary Larson, autor dos quadrinhos Far Side. (Eu ri).

Continuei pesquisando e descobri que a aracnofobia é a mais comum das fobias e que não se sabe ao certo a explicação. Existe uma teoria de que o medo seria uma vantagem evolutiva para a sobrevivencia.
Por outro lado, algumas culturas veem as aranhas como símbolo de boa sorte. Veja só, eu seria muito sortuda, pois acredito que eu tenha um imã para atrair aranhas. Justo eu!

Vou parar por aqui que eu já to me coçando toda!

4 comentários:

Ran Omelete disse...

E qual é a vantagem evolutiva de se ter medo de penas? Talvez signifique que os homens têm mais chances de sobreviver longe das peruas.

CarolBorne disse...

Acabei de descobrir que sofro de Luposlipafobia... socorro!

Raquel disse...

Ou das galinhas...

Carol, calma, é só não ficar andando de meias pela casa e encostar a mesa da cozinha na parede. Aí, se o lobo aparecer, tu pode correr pelo resto da casa.

Diana disse...

O texto é muito bom... mas o título não tem muito a ver não!
Bjinhos miga!